As casas são procuradas principalmente pelo espaço e conforto promovidos aos moradores. Nesse sentido, muitos conversam com a imobiliária para que o imóvel tenha uma boa área externa, que possa ser aproveitada da melhor maneira possível. Contudo, ainda que você encontre a casa dos sonhos, muitas vezes é interessante realizar algumas mudanças no local, especialmente na parte do quintal. Afinal, dessa forma é possível personalizar ainda mais o espaço, garantindo maior qualidade de vida, bem-estar e conforto no dia a dia.
Contudo, além de contar com a ajuda de especialistas no assunto, como arquiteto e paisagista, também é interessante fazer algumas pesquisas por conta própria. Dessa forma, consegue conversar melhor com os profissionais e agilizar o processo.
Então, pensando em te ajudar nessa tarefa, preparamos o post de hoje com dicas incríveis de como montar sua área externa em casa. Vamos lá?
O primeiro passo para montar sua área externa em casa é ter um planejamento. Isso quer dizer que você precisa considerar não apenas suas necessidades e desejos, como vamos falar mais a frente, mas também entender o quanto pode investir no espaço. No entanto, além de analisar os custos com a obra em si, também deve considerar os itens de acabamento e decoração, a contratação de profissionais especializados, imprevistos, etc.
Outro ponto importante é observar o espaço que tem disponível para entender sua realidade. Isso porque, se você não tem uma grande área, não faz sentido querer uma piscina semi olímpica no local, certo? Contudo, uma hidromassagem ou piscina menor pode atender muito bem ao que você precisa. Além disso, é importante considerar a passagem das pessoas para que sua área externa não fique muito apertada e desconfortável.
Agora, é hora de entender o que você realmente quer e precisa. Por exemplo, se costuma receber convidados para um churrasco, é interessante que a área externa tenha churrasqueira e comporte um bom número de pessoas. Agora, se você e sua família não têm o costume de chamar muitas pessoas, a área externa pode ser menor, mas sem deixar de lado o aconchego e comodidade.
A iluminação é um ponto muito importante da área externa. Afinal, impacta não apenas no visual do local durante à noite, mas também no conforto de todos enquanto estão aproveitando o espaço. Sendo assim, não tenha medo de investir em um bom projeto luminotécnico, garantindo um visual incrível e criando cenários diferentes, aproveitando até mesmo a piscina para tal.
Se tiver uma área gourmet, por exemplo, inclua pontos de luz espalhados pelo local, de preferência com lâmpadas amarelas, e um ponto de luz mais intensa na pia e bancada para o preparo dos alimentos.
Não podemos deixar de citar ainda que o paisagismo pode ser o grande protagonista de sua área externa. Especialmente pelo fato de o conceito de biofilia estar cada vez mais em alta, trazendo a natureza para os ambientes. Tenha em mente que plantas deixam os ambientes mais vivos e aconchegantes, ao mesmo tempo que promovem conforto térmico.
Uma boa dica para que sua área externa seja confortável, aconchegante e bonita é definir um estilo de decoração antes de tudo. Dessa forma, você pode comprar todos os itens e construir o espaço seguindo uma direção adequada, evitando assim, um ambiente com cara de bagunçado e sem personalidade. Geralmente, áreas externas têm uma pegada mais rústica, mas você também pode incluir modernidade e o estilo industrial.
Os materiais de sua área externa, como revestimentos, móveis e outros itens devem ser resistentes à intempéries, como chuvas, vento, sol, etc. Afinal, ela está exposta e de nada adianta ser um espaço bonito, se não for durável ao longo do tempo. Por isso, prefira materiais como pedras, concreto e madeira com tratamento especifico. Além disso, ao redor da piscina invista em pisos antiderrapantes.
Por fim, os móveis também precisam ser escolhidos com atenção. O recomendado é optar por aqueles feitos de alumínio, cordas náuticas, fibras naturais e madeira com tratamento adequado. Já em relação ao tecido, prefira os impermeáveis e com proteção UVA/UVB.
Então, com as dicas do post de hoje, você será capaz de montar uma área externa completa. Mas, lembre-se de conversar com os profissionais certos, como arquiteto e paisagista. Isso porque, como eles têm maior conhecimento e experiência, podem dar muitas dicas e orientações de como aproveitar o espaço da melhor maneira possível.
Com isso, ao mesmo tempo que você garante um ambiente personalizado e adequado às suas necessidades e desejos, também consegue economizar. Afinal, sem a instrução de profissionais qualificados, pode cometer vários erros e precisar gastar muito mais dinheiro para consertá-los no futuro.