Há muitos anos, a região Sul do Brasil registra bons índices de desenvolvimento, abrigando algumas das melhores cidades do Brasil para morar.
Quando falamos em segurança, isso não é diferente, visto que esse é um dos fatores mais importantes para se avaliar no momento de escolher uma cidade para morar.
Afinal, poder sair nas ruas com tranquilidade é o desejo da maior parte das pessoas, sejam elas solteiras, casadas ou com filhos.
A boa notícia é que a região Sul conta com cidades completas, atendendo as mais diferentes necessidades e desejos dos moradores. Então, pensando em como podemos te ajudar, preparamos para o post de hoje uma lista com as cidades mais seguras da região Sul.
Rio do Sul é uma cidade importante do Vale Europeu Catarinense, localizada no Alto Vale do Itajaí, sendo uma das mais desenvolvidas do estado. Sua economia se destaca devido à área industrial, com foco em setores como eletrônico, vestuário, confecção de jeans e metalomecânico.
Mas, além disso, a cidade já foi eleita como uma das melhores do Brasil para se viver, com índices de segurança elevados, recebendo bons investimentos nessa área. Justamente por isso, muitos decidem procurar uma imobiliária em Rio do Sul a fim de encontrar o imóvel ideal para suas necessidades e desejos.
Também devemos lembrar que a cidade possui boa distribuição de renda, número elevado de psicólogos, unidades de saúde de qualidade, além de ser uma das cidades com menor população classificada como de baixa renda.
Localizado no Vale do Taquari, o município de Lajeado está a apenas 117 km da capital gaúcha, Porto Alegre. Com população estimada em pouco mais de 60 mil habitantes, a cidade é considerada a Capital do Vale do Taquari, sendo o centro do novo roteiro turístico do Rio Grande do Sul: a Rota dos Vales e Montanhas.
Essa proximidade com a natureza faz com que a qualidade de vida dos moradores seja alta, assim como a economia aquecida, que é destaque principalmente no setor de pedras preciosas. Em relação à segurança, oferece excelentes índices para a população.
Com mais de 400 mil habitantes, Maringá detém o título de Cidade Ecológica, visto que possui uma das maiores concentrações de área verde por habitante, assim como ocorre com a capital paranaense.
Além disso, a cidade é bastante segura, realizando altos investimentos nesse setor para garantir o bem-estar da população. Justamente por esse conjunto de fatores, ela foi eleita um dos dez melhores municípios interioranos para se viver.
Também se destaca pela economia, com foco na agricultura, indústria de confecção, alimentícia, moveleira e metalúrgica.
Outra cidade catarinense que se destaca na segurança é Jaraguá do Sul, que apresenta 5,5 homicídios a cada 100 mil habitantes, número extremamente baixo.
De acordo com autoridades, a segurança no município é feita de maneira integrada, ou seja, de um lado há o trabalho dos policiais feito de forma operacional, enquanto do outro há o trabalho preventivo da própria população ao combate à criminalidade. Além disso, a região possui excelentes índices de educação, sendo esse um dos fatores que contribui para os excelentes níveis de segurança.
Com pouco mais de 40 mil habitantes, Panambi faz parte da região turística do Yucumã, sendo conhecida como a Cidade das Máquinas. Isso porque, possui um grande potencial devido ao amplo e diversificado parque industrial, destacando-se em áreas como serrarias, serrarias e demais oficinas artesanais.
Tudo isso faz com que a cidade seja o principal polo da indústria metalomecânica da região. Além disso, o município foi eleito como uma das melhores cidades da região Sul para se viver devido aos excelentes números de segurança, educação, saúde e outros fatores que impactam a qualidade de vida dos moradores.
Conhecida também como Cidade Alta, a cidade foi projetada em 1934 pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que foi responsável por colonizar a região e torná-la um dos pólos de produção agrícola.
Com mais de 130 mil habitantes, o município se destacou durante os ciclos da madeira e do café. Mas, com o fim do ciclo cafeeiro, atualmente a cidade se destaca em âmbito nacional na área de brindes, gerando milhares de empregos para a população.
Em relação à segurança, possui bons números e investimentos no setor. Portanto, com economia aquecida, bons índices de segurança e qualidade nos serviços públicos, essa é uma das melhores cidades para morar.
Então, agora que você sabe quais são algumas das cidades mais seguras da região Sul, já pode analisar suas opções. É importante lembrar que a cidade precisa ser completa, oferecendo além da segurança, economia aquecida, serviços públicos de qualidade, opções de lazer, comércio variado, educação, saúde, entre outros fatores que também impactam sua qualidade de vida.
Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.
Cifra Imóveis. Sua imobiliária em Rio do Sul.