Rio do Sul é considerada uma cidade importante do Vale Europeu Catarinense, localizada no Alto Vale do Itajaí. Cortada por dois rios que se unem e formam o famoso Rio Itajaí-Açu, a cidade possui pouco mais de 70 mil habitantes e está a 340 metros acima do nível do mar. Com economia bastante aquecida, o município promove excelente qualidade de vida aos seus moradores, o que faz com que cada vez mais pessoas procurem uma imobiliária a fim de encontrar o imóvel ideal.
O grande destaque é a natureza preservada, com morros incríveis e vistas de tirar o fôlego, atraindo muitos turistas em busca de aventura e também de relaxamento. Então, pensando nisso, se você pretende visitar o município ou é novo morador, continue acompanhando o post de hoje e saiba quais são os pontos turísticos de Rio do Sul.
Por ser cortada por dois rios, a cidade de Rio do Sul possui muitas pontes e uma delas é a Ponte do Galo, considerada um belo ponto turístico da cidade. Ela é suspensa e possui 100 metros de extensão, localizada acima do Rio Itajaí-Açu e faz ligação com os bairros Canta Galo e Jardim América. Mas, além de sua arquitetura bem planejada e beleza, a ponte ainda possui uma estátua de um galo em uma das torres. Ele canta todos os dias em determinados horários há mais de 15 anos.
A Cachoeira da Magia está localizada em uma propriedade particular de Rio do Sul, que oferece excelente infraestrutura para os turistas, como camping e também a possibilidade de praticar alguns esportes radicais. Ela possui cerca de 35 metros de altura e oferece um poço para banho na parte de baixo. Além disso, na área de camping há ainda uma piscina, restaurante e estrutura necessária para você se divertir. No topo da cachoeira há uma plataforma para praticar esportes como rapel, tirolesa e pêndulo, sendo ideal para quem procura por turismo de aventura e um pouco de adrenalina.
Com quase 850 metros de altura, esse é um dos pontos mais altos de Rio do Sul. Justamente por estar próximo da cidade, promove uma vista muito interessante e panorâmica do município, além de ser possível apreciar um belo pôr do sol. É importante deixar claro que não há infraestrutura turística, mas é um bom ponto para contemplação e relaxamento. O acesso é feito de carro por uma estrada de terra que sobre em meio a mata a partir da Rua Humaitá, a 5 km do centro.
O Mirante do Javali está localizado em uma montanha que fica do outro lado do Pico da Bandeira, sendo um lugar muito bonito e agradável, visto que promove uma das mais belas vistas de Rio do Sul. Há um deck de observação para você contemplar a natureza e a cidade, possuindo pouca estrutura turística. Para chegar até lá é necessário pegar a Estrada do Redentor e depois seguir a bifurcação à direita. São 10 km a partir do centro da cidade, sendo que 7 deles são de estrada de terra.
Esse museu foi criado na década de 70 e está localizado no prédio da antiga Estação Ferroviária de Rio do Sul, uma construção bonita e bem preservada. Além disso, junto dele funciona também o museu Fotográfico Alfredo dos Santos. O principal objetivo é conservar peças e documentos com valor histórico-cultural, além de oferecer exposições temporárias e permanentes com diferentes temas. Os principais destaques temáticos são indígena, estrada de ferro, cotidiano do imigrante, famílias, II Guerra Mundial, etc.
O morro tem esse nome, pois a montanha quando vista de longe tem o formato parecido com o de um funil virado. No topo do rochedo há uma capela que foi construída na década de 40 por uma mãe que fez processa para que o filho pudesse voltar ileso da II Guerra Mundial. Inclusive, o próprio filho depois de retornar ajudou a mãe a terminar a construção. Com vista privilegiada do vale e um pôr do sol incrível, o local ainda se tornou ponto de diversas promessas e penitências.
O Museu da Madeira foi construído em 2011 e está localizado dentro do parque universitário da UNIDAVI. Ele conta com uma serraria movia a roda d’água, assim como abriga um acervo de equipamentos que eram comumente utilizados antigamente. Ele preserva a história do Ciclo da Exploração da Madeira na região, visto que essa atividade foi responsável pelo grande desenvolvimento econômico na época.
Então, agora que você sabe quais são os pontos turísticos de Rio do Sul, já pode escolher qual pretende visitar primeiro.
Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.
Cifra Imóveis. Sua imobiliária em Rio do Sul.