O mundo tecnológico tem abordado cada vez mais a automação residencial que tem aparecido no mercado e ainda mais em nossas casas e empresas. Graças ao nosso assistente do lar, podemos conectar todos os gadgets relacionados com o controle de segurança, ar condicionado e otimização de energia da nossa Smart home.
No entanto, nem toda a tecnologia com a qual podemos configurar nossa casa se resume em segurança e ecologia. Existem vários dispositivos capazes de se conectar entre si para tornar o nosso dia a dia ainda mais fácil. Explore o que pode fazer em nossa casa inteligente e saiba como funcionam os diferentes dispositivos de limpeza, cozinha e entretenimento. Além disso, nessa postagem falaremos sobre tecnologias destinadas a facilitar a vida das pessoas com deficiência e os riscos que esta hiperconectividade implica dentro de uma casa ou apartamento.
O salto evolutivo dado por alguns aparelhos elétricos foi simplesmente espetacular. Como em quase todos os aspectos tecnológicos, o celular tem muito a ver com essa hiperconectividade em que nos encontramos hoje. Antes programavámos manualmente as funções que queríamos diretamente e na frente do aparelho. Agora, podemos realizar a mesma ação sentados no sofá e desde a palma da nossa mão através do nosso smartphone que conta com internet mais barata para poder aceder a qualquer momento e lugar.
As máquinas de lavar são um dos aparelhos fundamentais em nossas vidas e agora se tornaram inteligentes. Por exemplo, a Xiaomi Mini J é uma máquina de lavar de pequeno porte, pois só permite uma carga de 2,8 kg de roupas, enquanto as convencionais já permitem até 8 kg. O engraçado é que a máquina de lavar pode ser configurada a partir do aplicativo do nosso Smartphone. Podemos pedir ao nosso aparelho quando começar a lavar a roupa à distância ou bloquear a porta para evitar que nossos mais pequenos mexam na máquina caso os percamos de vista por um segundo. Além disso, por ser um aparelho inteligente, também tem uma eficiência energética bastante aceitável e parece ser muito silencioso, pois atinge apenas 53 dB ao realizar sua tarefa.
Uma das tarefas mais árduas na manutenção de uma casa é a limpeza, mas surgiram aparelhos e eletrodomésticos que conseguem facilitar esta rotina inevitável. Os avanços tecnológicos em aspiradores de pó automáticos permitiram que esses dispositivos se adaptassem aos requisitos de uma casa inteligente. Atualmente, existem modelos de aspiradores robôs para os quais o espaço a ser limpo pode ser demarcado e que possuem três câmeras para ter uma visualização online de onde está sendo realizada a ação. Além disso, esses robôs têm autonomia de 150 minutos de operação, e também podem ser operados via celular ou por controle remoto, sendo possível limpar a casa como se fosse um videogame. Fantástico, não é?
Se há um eletrodoméstico que gira em torno de toda a sua cozinha, é a geladeira. Sua geladeira não só esfria, mas se encarrega de avisar quando a comida acaba, ou se está faltando um produto que costuma comprar. Os avanços mais recentes estão focados em uma tela colocada na sua porta, na qual uma loja online estará integrada para fazer a compra de comida e bebida. Você pode baixar aplicativos como em qualquer celular, navegar na internet a partir da cozinha ou até sincronizá-la com a televisão de outro apartamento. Outro exemplo é que, em breve, as geladeiras vão permitir que suas portas fiquem transparentes para ver o interior do eletrodoméstico e até abram automaticamente quando detectam alguém na sua frente.
Hoje em dia, os fornos também se tornaram gênios do sabor. Na verdade, você já pode cozinhar em casa como um verdadeiro profissional e o melhor é que tudo pode ser selecionado na tela do celular e ser feito remotamente, tanto no trabalho ou a caminho de casa para que quando chegue já esteja pré-aquecido. Caso seja necessário limpar o forno, o aparelho pode aconselhar e recomendar qual o sistema mais adequado para cada momento. Embora interajam sem a presença humana, sabem cozinhar sem transferir sabores. Além disso, a gestão de todas as opções através do smartphone permite que o próprio celular se transforme num moderno livro de receitas. Em alguns casos, você pode até compartilhar suas próprias criações.
Agora é possível enviar uma imagem da tela do nosso celular para a televisão, ordenar uma determinada música ou tipo de música para tocar dependendo do momento. Além disso, podemos configurar o nosso sistema de altifalantes distribuído por toda a casa, para que a música soe na divisão que desejamos. Mesmo com essa hiperconectividade, podemos receber notificações do resto dos aparelhos elétricos em nossa televisão. Se um produto expirou ou faltou algo na geladeira, a televisão avisará ou até mesmo exibirá um alarme caso a máquina de lavar tenha terminado de lavar. Algo mais simples é impossível.
Uma casa acessível é aquela que não possui barreiras no seu espaço, permitindo a pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou com deficiência realizarem o máximo de tarefas possível sem depender de ninguém.
Hoje em dia já existe o modelo de casa adaptado, inteligente, sustentável e acessível, para nos mostrar como um Smartphone melhora consideravelmente a qualidade de vida de pessoas com essas dificuldades. Qualquer família pode fazer uso de novas tecnologias para melhorar seu dia a dia.
Entre os avanços que os usuários podem desfrutar estão os tapetes com detecção de presença. Também inclui secador de corpo, armário de armazenamento motorizado, cozinha com bancada regulável e outros utensílios de cozinha próprios para deficientes visuais, como balança, relógio e balança falante, e candeeiro de mesa com iluminação táctil.
Graças à utilidade dos sistemas de IoT (internet das coisas) e automação residencial, podemos operar e controlar diferentes janelas, acessos à casa, som, televisores, sensores e subida e descida de persianas e maximizar a autonomia e funcionalidade pessoal, sem que a conta elétrica aumente.
Cifra Imóveis. Sua imobiliária em Rio do Sul.