Rio do Sul é o principal município da região do Alto Vale do Itajaí e se destaca na área industrial com foco nos setores metal mecânico, eletrônico e vestuário, principalmente na confecção de jeans. Já no setor agropecuário, o destaque se dá pela produção de leite, suinocultura e avicultura. Justamente por ter uma economia tão diversa, Rio do Sul atrai muitos novos moradores que buscam uma imobiliária a fim de encontrar o imóvel ideal e aproveitar as belezas e oportunidades do município.
Uma das maneiras mais comuns de adquirir uma propriedade hoje em dia é por meio do financiamento. Afinal, é uma facilidade criada para aqueles que não têm ou não desejam disponibilizar o valor integral para a compra da casa ou apartamento ideal. Mas, você sabe como financiar imóveis em Rio do Sul? Continue acompanhando o post de hoje e aprenda de uma vez por todas.
O financiamento nada mais é do que uma alternativa de pagamento realizada pelos bancos. Eles são responsáveis por pagar ao vendedor do imóvel a quantia que quem está comprando deseja financiar. Com isso, o comprador deve então pagar o banco que quitou sua dívida e isso é feito de forma parcelada. Durante o período de pagamento, o imóvel fica ligado ao indivíduo que realizou a compra, mas não pode ser negociado enquanto a dívida não é paga ao banco.
Diferentes bancos oferecem financiamentos e o que irá diferenciar cada um deles são as condições de pagamento, como as taxas de juros cobradas, duração dos contratos e quanto do valor do bem poderá ser financiado.
Então, agora que você entendeu o que é e como funciona o financiamento, confira abaixo quais são as etapas para que você aprenda como financiar imóveis em Rio do Sul.
O primeiro passo é escolher o banco para solicitar o financiamento. Para isso, você deve avaliar sua situação financeira para compreender a capacidade de pagamento. Em seguida, faça as simulações disponíveis nos sites dos bancos e compare para escolher a que melhor te atende.
Depois de escolhido o banco, você deve separar os documentos necessários (que estão disponíveis no site da instituição financeira) e levá-los até o gerente. Aqui, são considerados fatores como renda, perfil do cliente, prazo, etc. O prazo de análise varia, mas geralmente a aprovação do crédito ocorre dentro de cinco dias úteis. Além disso, toda a fase de liberação de crédito dura cerca de 40 dias.
Com o crédito pré-aprovado, você pode finalmente fechar a negociação com a imobiliária em relação ao imóvel que deseja comprar. Uma boa dica é chegar nessa etapa com algumas opções para escolher, pois imprevistos podem acontecer, como as condições do banco serem diferentes do que você esperava. Não se esqueça também que somente imóveis com a documentação regular podem ser financiados pelos bancos.
Depois de escolhido o imóvel, a documentação é enviada para a instituição financeira para que os profissionais de engenharia e da área jurídica façam as análises. Isso garante a qualidade do imóvel, assim como segurança para a transação e preservação das partes envolvidas. Além disso, dependendo do caso, documentos extras podem ser solicitados.
Depois que a documentação for aprovada, é feita a elaboração do contrato, sendo que alguns bancos podem convidar os compradores para uma entrevista. Depois, vendedor e comprador se encontram para assinar o contrato, sendo que o banco cobra uma taxa, que varia de acordo com a instituição.
Com o contrato assinado, é necessário encaminhá-lo para um cartório em Rio do Sul e pagar uma taxa para que o registro seja feito. Além disso, geralmente os cartórios pedem o comprovante de pagamento do IPTU (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).
Após o registro do contrato, o documento deve ser enviado de volta ao banco e uma última análise é feita. Se estiver tudo certo, o dinheiro é liberado para pagamento do vendedor, podendo demorar até cinco dias úteis depois da entrega do contrato registrado.
Por fim, o comprador começa a pagar as prestações mensais para quitar sua dívida com o banco. Geralmente, a primeira parcela vence 30 dias após a assinatura do contrato e você deve sempre realizar o pagamento em dia. Caso contrário deverão ser pagos juros e multa de acordo com os dias de atraso.
Portanto, agora que você sabe como financiar imóveis em Rio do Sul, já pode separar os documentos e planejar-se financeiramente. Assim, você pode realizar o sonho da casa própria e encontrar a imobiliária que pode te ajudar a encontrar o imóvel dos sonhos.
Cifra Imóveis. Sua imobiliária em Rio do Sul!
Gostou deste conteúdo e quer ver mais matérias como está? Então, acesse nosso Blog!