Depois de escolher um imóvel junto à imobiliária é comum querer realizar algumas melhorias para garantir maior bem-estar e qualidade de vida no dia a dia. O ofurô, por exemplo, é uma opção que vem sendo cada vez mais cotada, visto que promove diversos benefícios para o corpo e mente. No entanto, por exigir um investimento, é comum que as pessoas fiquem em dúvida se realmente vale a pena. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre ofurô e se compensa ter um em sua casa.
Antes de começarmos, é importante esclarecer o que é um ofurô de fato, visto que muitos ainda confundem com banheira de hidromassagem.
Sendo assim, o ofurô é um estilo de banheira tradicional japonesa, que é mais profunda que a banheira comum e permite que a água cubra até os ombros de quem entra para aproveitar o banho. A água fica aquecida entre 39° e 42°C e tradicionalmente a peça é feita em madeira de cedro rosa, que promove um aroma característico junto com a água, deixando o banho ainda mais relaxante.
A ideia é que ela seja pequena para que o usuário fique em posição fetal, mas já existem versões maiores para uso compartilhado. Além disso, o formato costuma ser arredondado, sendo disponibilizado também em outros formatos para atingir um público maior.
É importante deixar claro que uma banheira comum ou de hidromassagem é bem diferente do ofurô. Elas servem para realmente tomar banho e higienizar o corpo, sendo que a água é trocada logo depois que a banheira for usada. O material utilizado varia entre fibra de vidro, louça, acrílico, alvenaria com revestimento emborrachado ou Quarrycast, que nada mais é do que uma mistura de rocha vulcânica com resina.
O ofurô por outro lado, tem como sentido principal promover relaxamento e ser um momento de meditação, alívio de estresse e promover o equilíbrio. Sendo assim, você deve utilizá-lo depois de já ter tomado banho e estar com o corpo limpo. Justamente por isso, não há necessidade de trocar a água toda vez que utilizá-lo.
Por fim, enquanto as banheiras podem conter jatos de hidromassagem, o ofurô é um banho de imersão. Como consequência, não exige uma estrutura complexa para a instalação de um motor na parte inferior como os outros modelos.
Como já falamos, o ofurô promove benefícios tanto para nosso corpo quanto para a mente e tem sido usado pelos japoneses há séculos para aliviar os males físicos e espirituais. O propósito do banho de ofurô é aquecer o corpo e relaxar músculos e órgãos internos e você ainda pode incluir ervas e óleos essenciais para aumentar o relaxamento.
Dessa forma, ele ajuda a combater a insônia, visto que a água quente provoca a vasodilatação, que acontece por meio do relaxamento dos músculos. Então, a dilatação dos vasos sanguíneos melhora a oxigenação e circulação do corpo, ajudando na hora de dormir.
Além disso, a imersão em água quente na tina de madeira é uma grande aliada do corpo, promovendo sensação de bem-estar, relaxando os músculos e retirando tensões. Inclusive, pode até mesmo aliviar dores causadas por inflamações comuns, como tendinites, bursites e doenças reumatoides como artrite e artrose. Tudo isso faz com que o ofurô ainda tenha um caráter terapêutico.
Por fim, não podemos deixar de ressaltar que ele também alivia o estresse da TPM, reduz dores de cólicas, inchaços, combate a flacidez e celulite, além de melhorar a circulação sanguínea.
Por mais que você já tenha entendido as diferenças entre banheira e ofurô, é necessário considerar outros aspectos para acertar na escolha. Por exemplo, se você quiser ter banhos relaxantes e terapêuticos, a melhor opção é o ofurô. Mas, se pretende higienizar o corpo também, a banheira é mais recomendada.
Além disso, considere também o espaço de instalação, visto que ele precisa comportar a banheira, mas também permitir a circulação livre de pessoas no ambiente. Portanto, se o seu espaço for pequeno, o ofurô é a melhor opção. Mas, lembre-se que existem opções de diversos tamanhos e que se adaptam aos mais diferentes espaços.
Por fim, não deixe de pesquisar sobre a limpeza e manutenção do ofurô para evitar danificar a peça ou reduzir sua durabilidade devido a falta de cuidados.
Bom, como você viu, o ofurô promove diversos benefícios para nosso bem-estar e, se chegou até aqui, provavelmente entendeu que realmente vale a pena o investimento. No entanto, para não se arrepender ou ter dores de cabeça, o ideal é fazer algumas considerações antes de fechar negócio, além de colocar na ponta do lápis as despesas envolvidas. Lembre-se que comparado com outras opções, não há necessidade de instalar motor, e por isso pode sair mais em conta. Portanto, não deixe de fazer uma boa pesquisa.
Cifra Imóveis. Sua imobiliária em Rio do Sul!
Gostou deste conteúdo e quer ver mais matérias como está? Então, acesse nosso Blog!