Ainda que seja conhecido por suas belezas naturais e cenários paradisíacos, o estado de Santa Catarina também é destaque quando falamos de qualidade de vida e desenvolvimento, sendo um dos melhores estados para morar no Brasil. Ele tem mais de 7 milhões de habitantes, sendo o destino ideal para quem busca equilíbrio entre a tranquilidade e a vida cosmopolita. Afinal, além de grande desenvolvimento econômico e social, também é referência quando falamos de cidades inteligentes e conectadas. Mas, com tantos municípios, sabemos que pode ser difícil encontrar o ideal. Por isso, acompanhe o post de hoje até o fim e veja quais são as melhores cidades catarinenses para morar.
Apelidado carinhosamente como Dubai Brasileira graças aos apartamentos de luxo, praias incríveis e opções de lazer infinitas, o município de Balneário Camboriú ainda é referência quando falamos de segurança, infraestrutura e qualidade de vida. Justamente por isso, a cidade atrai não apenas turistas em busca de aluguel de temporada, mas também moradores que procuram uma imobiliária em Balneário Camboriú a fim de encontrar os imóveis ideais.
Além de ser uma cidade turística, ela também conta com ótimas escoas e universidades. Vale lembrar ainda que o mercado imobiliário da região é extremamente aquecido, sendo uma ótima oportunidade para investir e ter bons lucros. Portanto, assim como acolhe mais de um milhão de turistas na alta temporada, BC oferece total infraestrutura para seus moradores e visitantes.
Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, superando até mesmo a capital do estado, Florianópolis, possuindo mais de 590 mil habitantes. Além de não sofrer com superlotação como acontece em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, seu IDH é bem próximo ao de Florianópolis, mas o custo de vida é quase 40% menor. Uma das grandes vantagens é a grande quantidade de empregos que possui, sendo que em 2017 ela foi a cidade que mais gerou empregos no país de acordo com o CAGED.
Considerada uma das cidades mais pacíficas do país, Jaraguá do Sul ainda é a quinta maior economia do estado, possuindo grande diversidade de indústrias, como os setores metal mecânico, confecção, malharia e alimentício. Além disso, também se destacam os ramos de tecnologia e prestação de serviço. Jaraguá ainda ganha destaque pelo turismo de aventura com grupos de ciclismo, cicloturismo, canoagem e voo livre.
Considerada o berço da indústria têxtil, Brusque é cidade pioneira na fabricação de tecidos. Inclusive, foi aqui que nasceram grandes marcas do vestuário e de cama e mesa, sendo referências no Brasil e no mundo. Assim como outros municípios de colonização alemã, Brusque é a segunda cidade mais pacífica do país de acordo com uma pesquisa exclusiva do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Fórum Brasileiro de Segurança. Além disso, ela também é conhecida por ter uma das menores taxas de mores violentas do Brasil e por ter um elevado índice de solução de crimes.
Itajaí é sinônimo de qualidade de vida, desenvolvimento, tranquilidade e boas oportunidades de investimento, oferecendo equilíbrio entre todas elas. Inclusive, ela abriga a Univali, a maior universidade privada do estado. Além disso, sedia o segundo maior complexo portuário do país, gerando muitas vagas de emprego. Por fazer divisa com Balneário Camboriú, oferece acesso facilitado a restaurantes, serviços e comércio de boa qualidade.
Considerada a cidade mais alemã fora da Europa, Blumenau se destaca como polo tecnológico e está em 9º lugar entre as cidades mais conectadas e inteligentes do país. Além disso, sua localização é considerada privilegiada, ficando próxima das melhores praias do litoral catarinense, como Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Piçarras e Porto Belo. Por fim, mas não menos importante, a forte presença da cultura germânica torna a cidade extremamente charmosa, sendo referência turística que atrai milhares de visitantes anualmente.
Capital catarinense, ela também é conhecida como a Ilha da Magia, possuindo 43 praias e sendo a 7ª cidade mais inteligente do país. Não à toa, Florianópolis é considerada como o Vale do Silício da América Latina, segundo a Revista Exame e BBC World. Isso porque, ela é líder em startups e base tecnológica, abrigando mais de 16 mil empreendedores. Morar nessa cidade é um dos objetivos de quem busca qualidade de vida e boas oportunidades de emprego. Toda a cidade conta com ótima educação, além de possuir um dos menores índices de desemprego de todo o Brasil. Inclusive, o clima e ambiente do município fazem com que seus moradores sejam alegres e extremamente receptivos.
Então, agora que você conhece mais sobre o estado de Santa Catarina e sabe quais são as melhores cidades para se morar, já pode escolher aquela que você mais se identifica e possui as oportunidades certas para seu perfil. Lembre-se que contratar uma imobiliária é essencial para que assim você encontre o imóvel ideal sem dores de cabeça.
Cifra Imóveis. Sua imobiliária em Rio do Sul!
Gostou deste conteúdo e quer ver mais matérias como está? Então, acesse nosso Blog!