Ao decidir construir, muitos não têm noção de como de fato funciona a obra. Essa falta de conhecimento pode causar diversos problemas e estresse, desgastando a relação entre o proprietário e os profissionais. São diversas etapas dentro de uma obra, envolvendo os mais diferentes detalhes, como projeto estrutural, acabamento, decoração, entre outros. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar quais são elas para que você tenha uma obra tranquila e sem estresse.
O primeiro passo é definir os projetos, visto que por meio deles a construção será mais rápida, econômica e assertiva. Os mais usados são projetos estruturais, arquitetônico, executivo, hidrossanitário, elétrico, luminotécnico, paisagístico e decorativo.
Em seguida, é necessário solicitar o orçamento, sendo essa uma das etapas mais importantes de uma obra. Afinal, é aqui que você realmente saberá se pode arcar com os custos ou não. Sendo assim, o projeto executivo servirá de guia para o levantamento dos preços e definição de capacidade construtiva.
Os serviços preliminares são um conjunto de atividades de preparação para iniciar a obra. Ele engloba tarefas como sondagem, terraplanagem, construção do depósito, construção do tapume, instalação provisória de água, de energia e demolições, quando necessário.
A estrutura é a responsável pela sustentação, estabilidade e durabilidade da construção. Então, uma boa estrutura faz com que a casa suporte com bom desempenho os esforços produzidos pelo próprio peso da obra, dos ocupantes, ventos e outras sobrecargas. A estrutura envolve itens como fundação, pilares, vigas, laje, escada, etc.
Na etapa de alvenaria será realizado o fechamento e vedação da estrutura, utilizando elementos como paredes (chapisco, emboço e reboco), drywall, verga e contra-verga, torre da caixa d’água, etc.
Aqui são feitas as instalações de água e esgoto, que se dividem em água quente, água fria, águas pluviais e esgoto.
Já as instalações elétricas são feitas com a passagem de eletrodutos, fios e cabos seguidas da instalação de tomadas e interruptores. Lembrando que toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntor. Nessa etapa estão incluídos itens como tubulações, caixas, fiação e aterramento.
É importante ainda definir quais serão as instalações complementares no momento adequado para evitar dores de cabeça e quebras futuras. Portanto, avalie aqui pontos de telefonia, TV, segurança, gás, ar condicionado, etc.
A fase da cobertura envolve literalmente cobrir a casa com o telhado e instalação de forro, que pode ser pré-moldado, de madeira, PVC ou gesso.
A etapa de acabamento é a que mais sofre variação, visto que existem infinitos materiais e processos disponíveis. Inclusive, ela é determinante no orçamento da construção, podendo custar mais de 50% do valor total da obra, além de ser a fase mais demorada.
Essa etapa não é fundamental em uma obra e muitos projetos nem mesmo necessitam de trabalho paisagístico. No entanto, quando bem planejado e executado, esse é um dos projetos que mais causam impacto visual no ambiente.
Essa também não é uma etapa fundamental e muitos a deixam de lado. No entanto, caso queira fazer, o ideal é elaborar o projeto decorativo antes de iniciar a construção. Isso porque, ele irá influenciar no projeto hidráulico, elétrico, luminotécnico, no executivo e também no orçamento. Então, com o projeto decorativo em mãos você terá uma obra sem erros ou esquecimentos grotescos que influenciem no orçamento total.
Então, agora que você sabe quais são as etapas de uma obra, já pode começar a se programar para iniciar a sua. Lembre-se que é fundamental contratar profissionais de qualidade para garantir sua segurança, conforto e bem-estar durante e depois da construção.
Cifra Imóveis. Sua imobiliária em Rio do Sul!
Gostou deste conteúdo e quer ver mais matérias como está? Então, acesse nosso Blog!