Sabemos que a indústria da construção civil é uma das mais antigas do mundo e está consolidada até os dias atuais devido às inovações ao longo do tempo. Uma nova tecnologia que está conquistando cada vez mais adeptos é o BIM (Building Information Modeling), que serve para reunir e organizar todas as informações relacionadas ao processo de construção de uma obra, como projeto estrutural, orçamento, modelo, materiais, cálculo estrutural, etc.
No entanto, nem todos conhecem essa ferramenta e compreendem verdadeiramente seus benefícios. Então, no post de hoje vamos falar tudo sobre o projeto BIM e como ele pode ajudar sua obra.
Em resumo, a tecnologia BIM é um grande banco de dados responsável por padronizar as informações incluídas por todos os profissionais envolvidos em um empreendimento. É por meio dele que são definidos desde itens básicos, como posição no espaço, tamanho, custo, cor e tempo necessário para finalizar a obra, até itens mais complexos como propagação de luz, som e calor.
Graças à junção de todas os dados importantes, é possível criar por meio de softwares baseados no BIM, o modelo 3D detalhado e minuciosos da obra. Inclusive, o resultado final é muito mais próximo da realidade quando comparado com protótipos 2D ou até mesmo modelos que possuem apenas dados visuais em 3D.
Com o BIM, a etapa do planejamento e projeto das obras se torna ainda mais eficiente, reduzindo significativamente problemas na execução e no pós-obra. Como consequência, a execução é agilizada, a qualidade melhorada e os custos reduzidos.
Confira abaixo alguns dos benefícios do Projeto BIM e como ele impacta sua obra:
Esse é um dos principais benefícios do BIM. Ao utilizar recursos, como o clash, que está disponível em diferentes softwares, como Revit, Navisworks e Solibri, é possível então realizar a verificação de conflito entre instalações, estrutura e arquitetura. Além disso, ele ainda possibilita uma visão mais ampla e detalhada de problemas que possam ocorrer na obra previamente. Como consequência o número de erros é reduzido, garantindo sucesso total da obra.
A modelagem permite visualizar o projeto da obra em 3 dimensões ainda nas primeiras etapas do processo. Isso é de grande ajuda no momento de tomar as decisões, visto que todas as partes envolvidas conseguem reconhecer e analisar os impactos causados, melhorando então a qualidade das tomadas de decisão.
Como falamos, essa ferramenta possibilita criar diversos detalhes em 3D diretamente no modelo, promovendo assim maior visualização do projeto. Isso facilita então a compreensão das instalações e o que precisa ser melhorado ou alterado para evitar problemas.
As ferramentas de visualização em 3D possibilitam realizar reuniões com quem está projetando que quem irá executar o empreendimento visualmente. Isso gera um compromisso entre todos os envolvidos, passando a seguir tudo o que foi estabelecido, promovendo assim maior assertividade e economia em toda a obra.
Por meio do BIM você consegue extrair rapidamente os materiais necessários, criando lista de compras por etapa e verificação da utilização do material. Sabemos que o desperdício de material em obras é um dos principais problemas, causando não apenas prejuízo, mas impactando negativamente o meio ambiente. No entanto, com o BIM você garante maior precisão e reduz os problemas acarretados pelo superdimensionamento de materiais.
Então, agora que você entendeu o que de fato é o BIM e como ele realmente pode ajudar sua obra, é hora de realizar o investimento. Falamos investimento justamente pelo fato de o valor pago para a tecnologia retornar para a empresa e ainda aumentar seu lucro na venda do imóvel.
Cifra Imóveis. Sua imobiliária em Rio do Sul e região!
Para ler sobre outras matérias semelhantes a esta, acesse nosso Blog.