A sustentabilidade é um tema amplamente discutido atualmente. Em busca de novas soluções, construtoras de imóveis e empresas do ramo estão de olho nas cidades sustentáveis para elaborarem projetos estruturais adequados para suas construções. O cálculo estrutural é uma das maneiras de garantir maior sustentabilidade em uma obra. Isso porque, ele mensura a quantidade ideal de materiais utilizados, assim como mão-de-obra necessária e outros detalhes que podem reduzir o desperdício, custos e o impacto ambiental.
Então, para o post de hoje trouxemos algumas das cidades mais sustentáveis do mundo para que você possa se inspirar e trazer algumas soluções para seu dia a dia.
Esse é um conceito que prevê diversas diretrizes a fim de melhorar a gestão de uma zona urbana e assim prepará-la para as futuras gerações. Mas, para ser sustentável, a administração do município precisa considerar os três pilares principais: responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade cultural, a construção correta de imóveis e afins.
O principal objetivo das cidades sustentáveis é evitar o esgotamento dos recursos naturais e assim garantir longevidade para as próximas gerações. Como consequência, as políticas públicas devem sempre pensar no futuro ao realizar alguma ação.
Características de uma cidade sustentável:
· Destinar corretamente e reaproveitar resíduos sólidos;
· Reaproveitar a água da chuva;
· Oferecer água de qualidade à população sem esgotar os mananciais;
· Desenvolver e utilizar fontes de energia renováveis;
· Promover transporte alternativo e de qualidade para a população;
· Oferecer opções de cultura e lazer.
De acordo com pesquisadores, economistas e gestores, não existem nenhuma cidade no mundo que atenda todos os requisitos acima, mas existem aquelas que cumprem grande parte deles.
Essa cidade está no topo da lista e foi aqui que nasceu o conceito de “sociedade de 2000 watts per capita”, sendo esse o objetivo definido para 2050, um desafio quando falamos de economia de energia. Além disso, a rede de transporte público é um grande exemplo, sendo altamente eficiente e sustentável.
A capital do país entra na lista devido a iniciativas como a transformação da Hammarby Sjöstad, uma antiga área industrial que hoje é o primeiro distrito ecológico da cidade. Ele possui circuitos fechados de água, resíduos e energia.
A cidade alemã oferece aos moradores ótima qualidade de vida e diversas oportunidades de empregos, sendo um dos principais centros econômicos do país.
A capital lidera o ranking social devido a programas como o Plano Seul 2030, no qual abrange políticas de planejamento para eliminar a discriminação, facilitar o acesso ao empego e ainda melhorar a mobilidade.
Além disso, seus governantes estão desenvolvendo projetos para melhorar a sustentabilidade da cidade, como restauração dos rios e seus arredores. Antigamente eram espaços com alta taxa de poluição e hoje são locais de lazer e recreação.
Essa cidade possui mais de 7 mil habitantes por metro quadrado com 29,3% de arborização. Além disso, o governo desenvolveu um plano que penalizava o uso do carro próprio e promove cada vez mais o transporte público e compartilhado de qualidade.
Essa cidade é destaque principalmente pela segurança, baixo preço de moradias e bom funcionamento do transporte público. Mas, além disso, é importante destacar o projeto Smart City Vienna, que tem como principal objetivo ser uma cidade com zero emissão de gases poluentes e autossuficiente energeticamente.
Portanto, ainda que nesse post falamos de cidades sustentáveis, vale lembrar que toda ação importa. Ou seja, faça sua parte e esteja alinhado com os pilares da sustentabilidade a fim de garantir melhor qualidade de vida para você e gerações futuras.
Cifra Imóveis. Sua imobiliária em Rio do Sul e região!
Para ler sobre outras matérias semelhantes a esta, acesse nosso Blog.